terça-feira, 6 de maio de 2014

A classe onde o estágio foi realizado é composta por 25 alunos com idade entre seis e sete anos, sendo 13 meninas e 12 meninos que estão cursando o segundo ciclo do ensino básico.
A sala de aula é decorada com cartazes pedagógicos, mural com trabalhos feitos pelos alunos, mapas e calendário.  A sala é arejada e tem iluminação natural.   Há cadeiras e mesas em boas condições de uso para todos os alunos e para a professora. Tem armários com chave, onde a professora tem segurança para deixar todo o seu material de trabalho. As salas para os alunos do primeiro ao terceiro ciclo do ensino fundamental possuem banheiro privado.
Os alunos começam a entrar para a sala de aula por volta das 7:15 horas. Quando entram na sala, geralmente a professora já esta lá.
Ao entrar na sala, os alunos são cumprimentados com um bom dia muito carinhoso e incentivador. Nesse momento, a professora aproveita para ensinar o bom hábito de cumprimentar bem e com satisfação os amigos.
A Professora é interessada na aprendizagem dos alunos, é carinhosa, amiga, conversando com os alunos sempre que eles têm algum problema. É compromissada com sua profissão.  Ela está sempre atenta, observando se todos entenderam o conteúdo ministrado.  Os alunos que apresentam alguma dificuldade não se intimidam a levantar a mão e tirar a dúvida.  Os alunos são orientados a ter bons hábitos de higiene: todos têm sua própria toalhinha de mão e são incentivados a lavar as mãos antes das refeições.
A professora impõe respeito em sala de aula, chamando a atenção dos alunos com firmeza. Paulo Freire afirma que;
O bom professor é aquele que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento e de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos não dormem. Cansam, porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausa, suas dúvidas, suas incertezas. (FREIRE, 1996, p 96).



Nenhum comentário:

Postar um comentário