quarta-feira, 19 de março de 2014




Este blog esta sendo criado como atividade de uma disciplina do curso de Pedagogia – Fae/UFMG. Este será um espaço onde poderei compartilhar aprendizado e experiências dessa área apaixonante que é a Pedagogia.
Estou no 4º período do curso e estou fazendo estágio desde o 1º período. Os períodos são divididos em Módulos.
Em todos os Módulos o estágio deverá ser feito em uma escola de educação infantil e ensino fundamental.
No 1º Módulo no estágio de observação de 30 horas (15 para educação infantil e 15 para ensino fundamental), foi feita uma identificação das escolas e do ambiente físico escolar. No 2º Módulo foi feita uma descrição do ambiente educativo (espaço de ensino e aprendizagem e vivência de valores)e das práticas pedagógicas (PPP e práticas gerais). No 3º Módulo a proposta de estágio de observação foi de 60 horas. Foi feita observações da gestão escolar democrática, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola e avaliação. Agora no 4º Módulo a proposta é ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e identificar e/ou focar problema de pesquisa.

Assim, amigos, sintam-se à vontade, pois vou começar os trabalhos.


 No dia 17 de Março de 2014, estive na escola de ensino fundamental que estou fazendo estágio.
Como sempre a professora começa o dia escrevendo no quadro a rotina. Hoje ela reorganizou os alunos nas carteiras, pois, nos lugares que eles estavam assentados estava difícil manter a disciplina da turma.
No alto do quadro ela escreve a data por extenso, hoje um aluno pediu para que ela em vez de escrever por extenso escrevesse com números. Ela pediu que esse mesmo aluno fosse ao quadro para escrever a palavra “dezessete” e ele escreveu “dezesete”. Então ela explicou, “ eu ainda estou escrevendo a data por extenso, porque, tem que ainda não sabem escrever todos os números corretamente, e é escrevendo que vocês vão cada vez mais aprender”.
Hoje ela conseguiu terminar o Bichonário que foi iniciado como atividade do 1º ano. Essa atividade era para ter sido terminada no ano passado, mas, por motivo de entrega do material não foi possível concluí-la.
Nessa atividade para cada bicho escolhido com cada letra do alfabeto, a professora dá um texto que os alunos leem, grifam palavras que não sabem o significado, aprendem a contar as palavras do texto, a contar frases, a reconhecer onde uma frase começa e onde ela termina. A professora pede para um aluno ler, e para testar se o outro aluno esta seguindo corretamente ela pede para que ele continue a leitura, ensina como fazer uma leitura com entonação. Depois os alunos colorem o desenho que tem no texto, e fazem um livre, mas que esteja relacionado com o texto.

 Assim em uma atividade que é bem prazerá para as crianças a professora ensina muito sobre leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário