Este
blog esta sendo criado como atividade de uma disciplina do curso de Pedagogia –
Fae/UFMG. Este será um espaço onde poderei compartilhar aprendizado e
experiências dessa área apaixonante que é a Pedagogia.
Estou
no 4º período do curso e estou fazendo estágio desde o 1º período. Os períodos
são divididos em Módulos.
Em
todos os Módulos o estágio deverá ser feito em uma escola de educação infantil
e ensino fundamental.
No
1º Módulo no estágio de observação de 30 horas (15 para educação infantil e 15
para ensino fundamental), foi feita uma identificação das escolas e do ambiente
físico escolar. No 2º Módulo foi feita uma descrição do ambiente educativo (espaço
de ensino e aprendizagem e vivência de valores)e das práticas pedagógicas (PPP
e práticas gerais). No 3º Módulo a proposta de estágio de observação foi de 60
horas. Foi feita observações da gestão escolar democrática, formação e
condições de trabalho dos profissionais da escola e avaliação. Agora no 4º
Módulo a proposta é ensino e aprendizagem da leitura e da escrita e identificar
e/ou focar problema de pesquisa.
Assim, amigos, sintam-se à vontade, pois vou começar os trabalhos.
No dia 17 de Março de 2014, estive na escola
de ensino fundamental que estou fazendo estágio.
Como
sempre a professora começa o dia escrevendo no quadro a rotina. Hoje ela
reorganizou os alunos nas carteiras, pois, nos lugares que eles estavam
assentados estava difícil manter a disciplina da turma.
No
alto do quadro ela escreve a data por extenso, hoje um aluno pediu para que ela
em vez de escrever por extenso escrevesse com números. Ela pediu que esse mesmo
aluno fosse ao quadro para escrever a palavra “dezessete” e ele escreveu
“dezesete”. Então ela explicou, “ eu ainda estou escrevendo a data por extenso,
porque, tem que ainda não sabem escrever todos os números corretamente, e é
escrevendo que vocês vão cada vez mais aprender”.
Hoje
ela conseguiu terminar o Bichonário que foi iniciado como atividade do 1º ano.
Essa atividade era para ter sido terminada no ano passado, mas, por motivo de
entrega do material não foi possível concluí-la.
Nessa
atividade para cada bicho escolhido com cada letra do alfabeto, a professora dá
um texto que os alunos leem, grifam palavras que não sabem o significado,
aprendem a contar as palavras do texto, a contar frases, a reconhecer onde uma
frase começa e onde ela termina. A professora pede para um aluno ler, e para
testar se o outro aluno esta seguindo corretamente ela pede para que ele
continue a leitura, ensina como fazer uma leitura com entonação. Depois os
alunos colorem o desenho que tem no texto, e fazem um livre, mas que esteja
relacionado com o texto.
Assim em uma atividade que é bem prazerá para
as crianças a professora ensina muito sobre leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário